domingo, 21 de março de 2010

Machado de Assis e o comportamento humano

O texto de Machado de Assis, chamado "A borboleta preta" retirado da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", apresenta inúmeras características realistas, devido à denúncia que o autor faz sobre a sociedade da época. Não só esse capítulo, como também outras obras realistas fazem uma análise crítica da sociedade.

Contudo, ao ler especificamente esse texto, percebe-se que está evidente uma metáfora que diz respeito à aceitação ou não das diferenças sociais: a borboleta negra. Entende-se por esse símbolo, que a sociedade descrita por Machado de Assis, provavelmente era preconceituosa e racista. Um trecho que retrata essa afirmação é: "(...) Veja como é bom ser superior às borboletas!".

Outro comportamento humano criticado por esse capítulo e que também pode ser exemplificado pela citação acima é o egocentrismo, elemento relacionado à ambição, à sociedade de interesses e ao capitalismo.

Observando a nossa sociedade, do século XXI, percebe-se que não há muitas mudanças, as pessoas continuam agindo da mesma forma que antes e continuam com a mesma mentalidade racista e ambiciosa. Porém, a população deveria transformar seu modo de pensar ou pelo menos, aprender a tolerar as diferenças existentes no mundo, ainda que isso seja feito a longo prazo.

3 comentários:

[; tally disse...

valeu pelo comentário. se quiser twittar a frase, diz que é via @unbewithable [que é meu twitter] e vai na fé. xD tentei ler teu blog, mas eu odeio literatura portuguesa. volto mais tarde. ;D ;**


---------

Comentario postado por: [; tally

No meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Andressa C. disse...

Olá, Lika! Primeiramente obrigada pela visita e comentário no meu blog. Adorei o que você disse. Nesse momento da vida [vestibulares, e etc] a gente sempre acha que está sozinha, mas na verdade existem milhares de pessoas na mesma situação que a gente. Eu também torço por você, você prestou PUC aonde? Independente, eu sei que vamos nos encontrar na USP, e dependendo do seu curso, vamos estar até mesmo no mesmo prédio. Força, amiga, que é só mais alguns dias. ps. Adorei o post! Beios mil!


------------

Comentario postado por: [; tally
No 29/11/2009 11:41
meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Gabriela disse...

Adorei o texto, ler Machado de Assis e entender Machado de Assis é muito importante... pena que não são todas as pessoas que se interessam. Legal você divulgar isso no blog. :D

------------

Comentario postado por: Gabriela
28/11/2009 19:11
meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Postar um comentário

Deixem suas contribuições =) Qualquer recado é bem vindo. Seja sobre o post, seja uma resposta ao meu comentário.