sábado, 20 de fevereiro de 2010

Recursos hídricos

A água no mundo é de suma importância tanto para os homens quanto para os demais seres vivos, uma vez que é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Embora a água seja abundante, sabemos que a maior parte dela se encontra em mares e oceanos, enquanto o restante vem sendo poluído devido às interferências humanas.

Com o surgimentos das primeiras fábricas, as pessoas se tornaram cada vez mais consumistas não só em relação aos produtos industrializados, mas também em relação à água. Tanto esse aspecto como o aumento da população prejudicam o meio ambiente e a própria sociedade, posto que os recursos hídricos estão sendo cada vez mais explorados.

Nesse contexto, podemos dizer que o principal motivo da "crise da água" é a escassez da água potável. Cada vez mais, a água doce que ainda temos disponível está se tornando inviável ao consumo, devido sua poluição por resíduos de processos industriais, esgotos domésticos, fertilizantes e pesticidas químicos.

Outro fator que contribui para tal situação é o desperdício desse elemento nas irrigações que apresentam técnicas pouco eficazes e de baixo rendimento, fazendo com que pouco mais da metade da água evapore e o mínimo restante seja aproveitado pelas plantações.

Portanto, os recursos hídricos existentes e os ecossistemas que garantem a reciclagem da água doce precisam ser preservados. A sociedade deveria se conscientizar das graves consequências que o mundo enfrentará em relação à escassez da água e o governo poderia investir no tratamento de rios e outros ambientes aquáticos que estão poluídos. Desse modo, a vida na Terra seria melhor tanto para a natureza, quanto para a humanidade.


1 comentários:

Mari Sato disse...

Adorei o texto! Ta mto lindo seu blog continue sempre atualizando!^^ A agua nao se gasta tem que economizar! bjus!

OBS: comentário por Mari Sato em 21/09/2009 21:15 no meu blog antigo:

http://just-my-life.zip.net/

Postar um comentário

Deixem suas contribuições =) Qualquer recado é bem vindo. Seja sobre o post, seja uma resposta ao meu comentário.