domingo, 21 de março de 2010

Consequências




O que a imagem acima te diz? Será que algum dia alguém realmente se importou com a natureza? Será que alguém algum dia já pensou nos benefícios que ela poderia nos trazer? Bom... se isso aconteceu, pode ter certeza de que foi apenas por parte de uma minoria insignificante, o que é lamentável.
Há muito tempo, desde que se iniciou uma espécie de "corrida pelo desenvolvimento" as pessoas foram cada vez mais se esquecendo daquilo que um dia foi motivo de alegria, estabilidade e bem-estar. Esqueceram-se de que seria possível sobreviver à moda da antiguidade ou como os índios: usufruindo apenas aquilo que ambiente natural era capaz de produzir. A comunidade sobrevivia sem tecnologias de ponta, sem estradas asfaltadas, sem meios de transporte e eletricidade. Não era necessário nenhum luxo para isso.

Entretanto, com o decorrer dos anos, os homens sentiram a necessidade de ir em busca de algo que facilitasse suas vidas: inovação tanto em relação a infra-estrutura quanto em relação aos meios de comunicação e transporte. Está certo que tudo isso abriu novas oportunidades para a sociedade, originando uma dinâmica maior nas cidades do mundo todo devido às estradas e às ferrovias. Colaborou também para os estudos no ramo da Medicina, por exemplo, o que trouxe esperança para a cura de doenças antes desconhecidas, possibilitando um maior período de vida.

Contudo, a criação dessas máquinas e progresso em estudos não foi o suficiente para suprir as necessidades de toda a população. Os benefícios se concentraram nas mãos de capitalistas conservadores, e grandes empresários, que desde o início se importavam apenas com o lucro que ganhariam, desrespeitando leis ambientais e ignorando as possíveis consequências que seus atos poderiam causar. irresponsabilidade? Talvez. Falta de planejamento? Provável. Ambição? Com certeza.

O problema maior é que a falta de consciência de boa parte dos cidadãos vem provocando inúmeros problemas na sociedade: ruas e estradas asfaltadas juntamente com lixo jogado em lugares impróprios impedem a infiltração da água das chuvas no solo, causando enchentes; a quantidade de veículos e indústrias cada vez maior aumenta a emissão de gases poluentes, colaborando para o efeito estufa e o aquecimento global, que por sua vez atinge as calotas polares, derretendo-as e modificando o hábitat natural de muitos animais além de aumentar o nível de água do mar, e, finalmente, o conflito mostrado na figura acima: desmatamento sem limites, que destrói (e já destruiu) boa parte da flora e fauna existente no mundo, ocasionando desequilíbrio dos ecossistemas e que no final das contas acaba por influenciar o próprio dia a dia dos homens.

Sendo assim, é preciso que haja conscientização de boa parte da população, para que cada um repense nas suas atitudes e passe a colaborar mais com o meio em que vive, pois é ele que influencia o homem.

*Eu sei que essa frase é clichê, mas... Se ninguém fizer nada, a situação não mudará. E estamos sujeitos desde já a sofrer ainda mais as consequências, que tendem a piorar cada vez mais. Elas podem até comprometer a vida das futuras gerações... pense nisso: hoje você sente apenas uma parte das consequências, mas no futuro quem enfrentará um caos maior serão os seus filhos e netos...

6 comentários:

srtaMariHLC disse...

hey nina, como te vas? aah, és vero, a voz do justin é perfect, Still Standing Rules =D... mew, essa imagem da wwf... é mtu forte, realmente mostra o q está acontecendo, akie em csa felizmente tem mtu verde =DD mi mama ama plantas... e eu tbm gosto =D... Lets Listen Still Standing ... bjuz bju =**

disse...

Eu adoro esse tipo de tema, e gostei muito da maneira como você o escreveu. Realmente, nós não costumamos pensar em como as gerações passadas viviam sem toda a estrutura que vivemos hoje. Quando notamos isso, vemos que somos muito ambiciosos, realmente, e que ainda podemos encontrar diversas maneiras de viver sem agredir o meio-ambiente!

Carla disse...

Muito bom esse seu texto! Pena q eh uma minoria q se preucupa com a natureza. Eu moro aki no Amapá, q é considerado o lugar mais preservado do mundo! Tomará q continue assim... Meninë, se sobrar um pouco de tempo, poderia passar no meu blog? Pls. Tenhu q ir, bjos

Andressa C. disse...

Pois é, Lika. O ser humano é assim mesmo! Todo mundo reclama, mas ninguém faz nada. Ouvi no onibus outro dia dois homens reclamando sobre a politica e dizendo que o povo brasileiro era muito passivo. E me perguntei: eles não se incluem no povo brasileiro? não são eles também gente? ou serão eles ets? A verdade é que o ser humano desde que descobriu que era inteligente, fez tantas burradas que não dá nem pra contar. De que se adianta um cérebro, se ele não vem com manual de instruções? Porque vou te contar, viu, sendo inteligentes eles esqueceram de um detalhe: não pode-se viver bem apenas com tecnologias de ponta... mesmo pq para isso deve-se respirar antes, e sem árvores, quem consegue?

lis disse...

oiiii! desculpa a demora, eu fiquei um tempo sem internet. gostei daqui, bem culturalll! vai mudar pq?! ;) jbao

Anônimo disse...

Essa eh a lika que eu conheço ^^ sempre se preocupando com o mundo e com as pessoas =D
bjos fofaa te amoo
Douglas {ou DOug *-*}

Postar um comentário

Deixem suas contribuições =) Qualquer recado é bem vindo. Seja sobre o post, seja uma resposta ao meu comentário.