domingo, 21 de março de 2010

Desigualdade Social

A desigualdade social tanto no Brasil como no mundo, está evidente em nossa sociedade principalmente devido ao sistema capitalista e consumista em que vivemos. Segundo a ONU, o Brasil se encontra em segundo lugar na lista de países com altos índices de desigualdade, perdendo somente para um país africano.

No mundo hoje, estima-se que há 800 milhões de pessoas desnutridas e que há 300 milhões de crianças passando fome, apesar de em 1974 ter sido criada uma lei que dizia: Todo homem, criança e mulher têm o direito de se alimentar diariamente, de modo que se satisfaçam suas necessidades.

O tema da miséria e da pobreza é tratado por diversos autores, dentre eles pode-se citar o Ítalo Calvino. Em sua obra "Marcovaldo ou as Estações na cidade", há um operário chamado Marcovaldo que, na hora do almoço alimenta-se de linguiça e nabo utilizando talheres de estanho, enquanto um menino rico se alimenta de fritada de miolos utilizando talheres de prata. E é justamente essa cena que focaliza a desigualdade social.

Segundo Drummond, nossa sociedade é caracterizada pelos seguintes versos: "a opulência do eu, / a pobreza do mundo", o que significa que a população é muito egoísta e que a maior parte dela visa ao lucro e o seu bem-estra próprio, esquecendo-se da classe social menos favorecida. Esses versos são um alerta tanto para as pessoas como para o governo. Ambos devem tomar providências em relação à fome e à desigualdade.

Uma medida que pode diminuir o problema é transformar a sociedade capitalista em uma sociedade comunista. Ainda que esse processo seja lento e tenha um resultado a longo prazo, essa mudança faria com que houvesse melhor distribuição de renda, melhores empregos em maior quantidade e melhores condições de vida.

3 comentários:

Angeline Fátima Silva disse...

Ah, o Alex Band sempre arrasou mesmo, lembro dele no The Calling!! Simplesmente demais a voz dele! Vc lembra dele no programa do Marcos Mion, Sob Controle...? rs Foi muito engraçado...! Bom saber, que ele continua a carreira... Realmente nunca mais soube dele depois do fim da banda, só alguns paparazzes que sempre fleshiam a televisão, mas nada demais. Era legal assistir aos clipes que a banda fazia... E aquela música que ele tocou e cantou com o Santana... Beijinho, parabéns por ser uma super fã e acompanhar a carreira do seu ídolo assim tão fervorosamente... Fica com Deus.


----------
Comentario por: Angeline Fátima Silva
12/11/2009 12:32
NO meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Angeline Fátima Silva disse...

Oie! Likaaaaaaa, amei os comentários que fizestes lá no blog da Milly, arrasou!!! Obrigada mesmo!! Seu post é super realista tratando de um assunto tão contemporâneo e antigo ao mesmo tempo... Acho que o problema é que muita gente só se preocupa quando os problemas atingem seu perímetro de vida, daí o individualismo. Às vezes, parece que ninguém mais se preocupa com o bem estar e a necessidade do próximo... Pela violência aprende-se diariamente a desconfiar de todos e a qualquer instante, é como desenvolver complexo...! Enquanto isto quem deveria estar defendendo a sociedade se camufla em meio aos problemas da mesma... E o povo se perde, se esquece... Quem dera que da mesma maneira em que um time de futebol é cobrado pelos gols, os governantes fossem cobrados por feitorias públicas. Bom, mas mesmo em um país tão desigual nós mesmos podemos ajudar, colaborando com campanhas, cobrando e acompanhando um trabalho real de nossos governantes, respeitando o próximo... Bjinho e fik com Deus.

----------
Comentario por: Angeline Fátima Silva
12/11/2009 12:32
NO meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

srtaMariHLC disse...

hey, ho lts go... Im so sorry, mas num dá pra ler teu post..AGORA, mas dpois eu passo akie dnovo, é q meus olhos tom pregando e eu tenhu q acordar cedo amanhana...viida apressada (saum 23:40 agora O.)...mew, essa fotinha do teu lay é mtu cutei (belive: eu sô roqueira, amo preto..mas derreto mais q mantegaah kkkk)...Lets Listen Still Standing....bjuxx =**


---------

Comentario por:
12/11/2009 12:32
NO meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Postar um comentário

Deixem suas contribuições =) Qualquer recado é bem vindo. Seja sobre o post, seja uma resposta ao meu comentário.