domingo, 21 de março de 2010

With Honors

Todos os dias enfrentamos inúmeros problemas em nossa sociedade, como por exemplo, poluição, pobreza, miséria, fome etc. Muitos deles são considerados "comuns" para parte da população, que prefere fechar os olhos para os conflitos a visualizá-los. Tal fato ocorre frequentemente em relação as diferenças sociais, tema tratado no filme "With Honors" de Alek Keshishian.


No início do filme, Monty (estudante de Harvard) está preparando uma monografia sobre "assuntos governamentais", a qual pretende terminar antes do prazo maior, para que possa encerrar o curso com mérito. Contudo, no decorrer da história, o computador do estudante quebra. Então ele, por segurança, decide tirar xerox das folhas que já havia impresso e no caminho acaba deixando sua monografia cair no porão de uma biblioteca pública. Ao tentar recuperá-la, descobre que o mendigo Simon a pegou. E é esse o fato que dá origem ao resto do filme e à transformação das ideologias de Monty. É também por meio dessas duas personagens, que se ilustra a diferença social.


A princípio, Monty tinha uma visão mais conservadora em relação ao mundo. Ele fazia distinção entre os mais privilegiados e os menos favorecidos. Porém, a partir do momento em que Simon faz um acordo com o estudante de Harvard e do convívio diário entre os dois, sua ideia muda completamente. Monty passa a perceber, pela prática, que todas as pessoas são iguais e têm os mesmo direitos e necessidades, independente de sua situação financeira. Os dois então, passam a ter uma relação afetiva de amizade.


Diante do desenrolar da história, pode-se dizer que uma monografia deve ser baseada na realidade prática do cotidiano, não em ideais que muito provavelmente não poderão ser concretizados. Dessa forma, ela se torna um importante instrumento para mudar a sociedade. E, dentro desse contexto, é possível que todos façam suas contribuições para um mundo melhor, mais igualitário e mais rico culturalmente. Todos devem lutar por uma boa qualidade de ensino nas escolas, que é fundamental para a intelectualização das pessoas. Sendo assim, quanto maior o nível de educação oferecido para toda a população, maior será a conscientização humana em relação aos problemas diários.


Portanto, conclui-se que "o objetivo final de um curso é obter um diploma e usá-lo como ponto de referência do seu conhecimento", visando também às necessidades do próximo.




Informações
Tradução de "With Honors": Com mérito
Direção: Alek Keshishian
Tempo de duração: 101 min.
País de origem: EUA
Ano exibição: 1994
Distribuidora: Warner Bros.


Sinopse
"Eu sou um mendigo. Mas... Eu sou um mendigo em Harvard", diz Simon Wilder (o ganhador de Oscar, Joe Pesci), que vive pelos próprios recursos naquele campus. Lá ele encontra o veterano Monty Kessler (Brendan Fraser), que não teria nada a ver com o sem teto se não fosse por uma coisa: Simon tem a única cópia da tese final de Monty! Ele a devolverá por comida, um lugar para ficar e mais: uma página - por um favor - por vez. Uma nova vida está começando para Monty e seus colegas de dormitório (Moira Kelly, Patrick Dempsey, Josh Hamilton). Eles estão prestes a aprender que se você quer uma graduação, vá para Harvard. Se você quer aprender algo sobre a vida, veja Simon Wilder aconchegado e ganhando Com Mérito.

2 comentários:

srtaMariHLC disse...

Hey Ho Lets Go! como te vas?? thanks so much pelo coment no mio blog!! espero que possa voltar e conhecer mais sobre a Still Standing...O.o, eu nom queria ser o Monty =OO, prefiro fzer o trabalho, entregar sem ter de me preocupar com os "favore-sinhos" q os outros podem fikar me pedindo xPP lindux seu blog....c'mom, lets listen Still standing....bjuxx =***

-----------
Comentário postado por: srtaMariHLC
08/11/2009 15:45
no meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Angeline Fátima Silva disse...

Oieeeee!!!!!! Muito obrigada pela visita no Blog da Milly e pelo comentário... Será sempre bem vinda...! Mudando de assunto, show seu blog! Simplesmente demais!!! Você escreve super bem e a indicação para o filme parece uma ótima opção, fiquei curiosa... rs O caso da chave então... rs A maneira como descreve os fatos faz com que ao mesmo tempo que achamos engraçado também sintamos o nervosismo que sentiu enquanto a procurava... Sem falar que os assunto que posta são muito interessantes... Crônicas, Transposição do Rio São Francisco, Recursos hídricos... Aprendi muita coisa! Curioso as expressões populares... A gente sempre quer saber o que significa... Ou às vezes até falamos sem saber o que quer dizer na verdade... Vc é fã do Alex Band? Que legal!!!! Me lembro dele no The Calling, mas depois não tivemos muitas notícias dele aqui no Brasil, né? Lembra quando ele esteve no Sob controle? rs Muito legal, né? Bom, vou ficando por aqui, mas sempre que der aparecerei! Bj e fik com Deus. Té+

-----------------

Comentário postado por: Angeline Fátima Silva
29/09/2009 13:16
No meu blog antigo: http://just-my-life.zip.net/

Postar um comentário

Deixem suas contribuições =) Qualquer recado é bem vindo. Seja sobre o post, seja uma resposta ao meu comentário.